Letters to my son

O teu primeiro ano de vida está a aproximar-se e todos os preparativos para a tua festa de aniversário já começavam a ser discutidos e alinhados nas cabeças dos teus pais. Vá, muito mais na cabeça da mãe do que na cabeça do pai…
O fim dos mimos da avó e o regresso à tua rotina na escola fizeram que com que surgissem algumas birrinhas, mas acima de tudo mais experiências novas para ti e para todos em casa. Foi por esta altura que também começaste a “percorrer” toda a casa a gatinhar atrás de nós. E que começaste também a levantar-te agarrado ao sofá e pernas das cadeiras e a colocares-te de pé e a tentar andar agarrado a tudo. E também agarrado às mãos da mãe e do pai. Foi também tempo para socializares com os teus “primos” em “ajuntamentos” dos pais com os “tios”. Toda uma nova experiência para ti, que não deixou de ser engraçada de ser ver e de se sentir. Acredito e foi até bastante visível e audível o quanto tu gostaste de interagir com bebés mais velhinhos e até mais novos. Este foi o mês em que percebemos o quanto tu gostavas de animais. Os risinhos de alegria e a forma como mexias os braços e as pernas na tentativa fugaz de ir ter com aqueles seres era algo de indescritível. Prometo que ainda vou tentar filmar para veres um dia mais tarde.
Depois a viagem à terra sem o pai. A primeira noite em que o elo ficou mais afastado… Mas no dia seguinte já a família estava reunida e a aproveitar um baloiço para tu poderes andar e divertires-te. De volta a Lisboa foi altura para mais uma visita ao teu pediatra para verificar como estava a correr o teu crescimento e a os próximos passos para o teu crescimento.
E eis que chega o teu primeiro Carnaval. Depois de muita procura pelo disfarce mais engraçado, foste um pequeno cowboy na primeira festa carnavalesca. Claro que os teus queridos pais também aproveitaram um pequeno almoço em casa com “primos” e “tios” teus para te mascarar com outros disfarces. Claramente o mais giro foi a máscara de dinossauro que usaste durante algum tempo da tarde de Carnaval… E as tuas brincadeiras com os bebés mais velhos?! Toda uma alegria inesquecível.
Já no fim de mais um mês, mais um dia importante: o aniversário do teu pai e do teu avô. Um jantar com família mais próxima onde até chegaste a provar um bocadinho do bolo de aniversário.
Começa a aproximar-se rapidamente a data em que vais fazer um ano de vida e a preparação para a festa deve estar para começar. Entretanto vamos aproveitando para brincar contigo naquelas brincadeiras só nossas, que tantas gargalhadas e sorrisos provocam em ti, em mim e na tua mãe. O amor que tanto ouvia falar sobre como é ter um filho é agora confirmado em cada momento que passo contigo, a contemplar-te a ti, os teus sorrisos, os teus olhares de curiosidade sobre o mundo que te rodeia e que um dia estará aos teus pés. E também as birras de sono e de fome, o esfregar dos teus olhos, o puxar os cabelos ou o meter os dedos na boca a cada colherada de comida mais sólida. No fundo toda uma imensidão de amor que ocupar três corações.

By the time a man realizes that maybe his father was right, he usually has a son who thinks he’s wrong.” by Charles Wadsworth