Depois de tanto passeio, uns momentos por casa e por Lisboa, numa rotina muito própria de ti. Aproveitar que a visita da avó e do primo está a terminar para receber mais uns miminhos extra.
A primeira vacina vista pelo pai, sem grande choro e sem muitas caretas, mas que de fez ficar ainda mais mimoso, a pedir para ficar sempre ao colo e sem vontade nenhuma de dormir sozinho, que deu azo as mudanças de horário, o não dormir e a não deixar dormir. As gargalhadas que tu dás quando te dão beijocas na barriga. O sorriso de orelha a orelha quando o pai ou a mãe te diz bom dia quando acordas. O brilho nos olhos dos pais e quando olham para ti e vaticinam um futuro que os vais encher de orgulho. O teu olhar curioso sobre tudo o que se passa à tua volta, seja os primeiros olhares sobre a televisão, seja o que todas as outras pessoas estão a fazer ou a dizer.
E a primeira ida a um baptizado… Se calhar ainda te lembras do berreiro que armaste no momento exacto em que entraste dentro do Convento de Mafra. E que durou quase toda a cerimónia do baptismo da afilhada da tua mãe. E como ela não podia sair, foi o pai que se fartou de testar novas formas de te acalmar e adormecer até 20 minutos antes do fim, em que te rendeste e adormeceste nos braços do teu pai. O pai desconfia que foi de teres entrado na igreja…
Mais uma semana fora de casa cheia de gargalhadas, choros de birras de sono e de banhos não tão calmos. Mas também banhos maravilhosos em piscinas com quase 10x o teu tamanhinho. Mais duas cidades novas que ficaste a conhecer e mais uma praia onde ainda um dia vais poder molhar os teus pézinhos e perceber que este país é tão bom como o resto do mundo que vais poder conhecer.
E a tua primeira noite no teu quarto e no teu berço? Foi muito mais enervante para a tua mãe e para o teu pai do que para ti. Tu adormeceste assim que te deixámos no teu berço e só voltaste a dar sinal quando quiseste comer. E depois foi descansar sossegado, enquanto a tua mãe e o teu pai iam olhando para o monitor do telemóvel para ver se estava tudo bem contigo. E a segunda e terceira noites no teu berço e no teu quarto… O pai teve uma luta para conseguir colocar a câmara a funcionar e de certeza que essa luta vai continuar até estar como ele quer, não fosse ele um pseudo informático, geek e com um gosto por tecnologia.
Mais uma viagem ao Sardoal para veres o teu primeiro concerto ao vivo. Acabaste por não conseguir ver muito bem a Carolina Deslandes, mas até deste aos pezinhos ao som das músicas. O regresso a Lisboa com direito a uma semana com a companhia do tio. E o carro novo do pai? Adormeces assim que ele começa a circular e acordas assim que o carro pára.
Quatro meses que fizeste e quatro meses de crescimento, tanto crescimento… E vem aí mais desafios e mais viagens e mais conhecimentos e acima de tudo, de mais amor incondicional que nos faz transbordar o coração.
“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.” – Friedrich Nietzsche