Mais um ano que se passou. E que ano… Nunca fui de fazer resoluções para um novo ano, mas no final de 2010 em conversa com uma afilhada minha, disse-lhe que este ano seria para passear, viajar, conhecer outros locais. Que seria também para procurar um “castelo” para mim, para poder encontrar o meu lugar. Pois este ano foi isto e muito mais…
Foi envolver-me ainda mais no teatro, uma paixão que cresceu durante este ano e que não vai parar de certeza, foi estar em cima de um palco, nos bastidores do mesmo, no trabalho corriqueiro que é extremamente necessário para que uma peça corra bem e que nunca é visto por quem vai ver as peças. Foi ver ainda mais peças de teatro e foi fotografar o teatro, capturar aqueles momentos de “vida” ensaiada de pessoas tão normais como qualquer outra. Foi viajar dentro e fora de Portugal para conhecer novas cidades, aldeias, pessoas e mentalidades. Para visitar grandes amigos que lá estavam e estão, ou para conhecer os locais sem conhecer lá ninguém, ou mesmo porque o trabalho e o associativismo me levou lá. Sozinho ou acompanhado.
Encontrei o meu “castelo”, aprendi a viver no meu novo castelo e ainda estou a aprender, mas acima de tudo foi mudar um pouco a minha vida. Foi estar presente em casamentos de amigos que significam tanto para mim e presenciar momentos que também eles mudam a vida das pessoas. Também foi saber de casamentos de outros amigos com o mesmo significado, mas que infelizmente não pude estar presente. Foi tirar fotografias até não poder mais, “apanhar” todos os meus bons momentos e das pessoas que comigo estavam na altura. Para guardar e poder visualizar vezes e vezes sem conta para recordar o que de bom se passou, mas também para publicar no meu blog, que foi reestruturado de fundo, com novo lugar e nova cara. Foi voltar à escrita neste meu canto deixando “pedras” para construir o meu “castelo”, mas também para as deixar para quem as quiser guardar para o seu caminho.
Mas acima disto, este ano “foi” as pessoas… Os amigos de sempre que continuam no meu coração, os de perto e os de longe, os que vejo todos os dias e aqueles que só vejo de vez em quando, os que foram para longe e os que ficaram ainda mais perto. E as novas pessoas, aquelas que marcaram o meu caminho para sempre. Novas formas de ver e viver a vida que me ajuda a “escolher” o meu caminho e a definir aquilo que sou e serei. Pessoas que vão ficar para sempre na minha memória pela forma como me “tocaram” ao longo deste ano. Podia dizer nomes, mas prefiro recordá-las e imortalizá-las neste texto, pois todo o meu ano foi passado com estas pessoas que fizeram com que o meu ano fosse ainda melhor. Quando me lembrar das coisas boas de 2011, vou imediatamente lembrar-me das pessoas que estiveram comigo nesses momentos.
E agora é hora de arrumar as coisinhas e seguir viagem para ir para mais uma passagem de ano, diferente de todas as outras que tive no passado. Feliz 2012 para todas pessoas que passam por este meu “castelo”. Desejo mesmo tudo de bom para este novo ano que está prestes a chegar.
Dez 31